Instalando o Ubuntu pela ISO com um Pendrive

logo UbuntuO Ubuntu é uma distribuição linux que com certeza foi, em termos de popularidade, onde nenhuma distro já foi, conquistando/convertendo vários usuários que as vezes nem sabiam o que era linux.

Por um bom tempo usei o Ubuntu, foi ele que me convenceu a dar mais uma chance ao linux. Como sempre gostei de experimentar diversas vezes acabei “quebrando” o sistema de formas que meu conhecimento básico não me permitia arrumar então uma reinstalação se fazia necessária. E a cada 6 meses (o período entre novas versões do Ubuntu) baixava sempre a nova ISO, gravava-a em um cd e fazia uma instalação do zero (“fresh-install“).

Com o tempo cd’s e mais cd’s com diversas versões do Ubuntu e derivados como Kubuntu e Xubuntu foram acumulando, então após uma longa garimpada por fóruns e listas de discussões criei um “protocolo” para a instalação dos mesmos com o uso de um pendrive, que além de acabar com o “desperdicio” de cd’s traz um bom ganho de velocidade na já rápida instalação dos mesmo.

Preparação

Você vai precisar de:

Procedimento

  • Copie a imagem mais os arquivos boot.img.gz, vmlinuz e initrd.gz para a raiz do pendrive;
  • Reinicie o computador com o pendrive na USB e o CD no drive;
  • Assim que o Super Grub Disk terminar de carregar pressione C para entrar no console do Grub;
  • Agora vamos montar seu pendrive como raiz, para isso usamos o comando:
root (hdX,Y)
  • Onde X é o número do disco físico e Y o número da partição no disco (com X e Y iniciando em 0), Se você tem somente um HD X igual a 0 será ele e muito provavelmente X igual a 1 será o pendrive. Como normalmente pendrives só tem uma partição Y terá, neste caso, valor igual a 0;
  • Para confirmar se realmente é seu pendrive entre com o comando root (hd1,0) caso nenhuma mensagem de erro apareça alguma partição foi montada e como o comando find / você lista os arquivos da raiz, se a imagem e os outros 3 arquivos aparecerem a partição monetada é o seu pendrive;
  • Após a montar a partição correta entre com os seguinte comando em seqüencia:
kernel /vmlinuz root=/dev/rd/0 /init=/linuxrc rw
initrd /initrd.gz
boot

Se tudo foi feito corretamente apartir deste ponto você deve proceder exatamente como em uma instalação usando um CD com a versão alternate.

EXTRAS

Nos comentários do post no br-linux alguns usuários postaram sites que mostram como transformar o pendrive bootável, logo não precisa de cd, para aqueles que querem conhecer essas maneiras ai vão os links:

https://launchpad.net/liveusb (Wagner Saback Dantas) – achei esse programa particularmente interessante.

https://help.ubuntu.com/community/Installation/FromUSBStick (Ronaldo)

Share