Ubuntu 9.04 Netbook Remix no Acer Aspire One

Semana passada foi disponibilizado para download a versão final do Ubuntu 9.04, também conhecido como Jaunty Jackalope, porém, além das usuais versões para Desktop e Servidores desta vez uma versão para Netbooks também foi lançada.

unet_01

Aproveitando a ocasião resolvi fazer o que há muito minha namorada pedia e eu, preguiçoso, adiava: tirar o Windows XP do Acer Aspire One dela e colocar Linux.

E Senhoras e Senhores, Meninos e Meninas, depois de uma indolor instalação de menos de 30 minutos eu posso dizer que fica uma beleza!

Rápido pra caramba! e os atalhos direto no desktop facilitam MUITO o acesso aos aplicativos sem ter que acessar nenhuma espécie de menu, tudo bem intuitivo.

unet_02

Na barra esquerda da área de trabalho ficam as categorias de aplicativos, exatamente igual ao já conhecido menu do Gnome no centro ficam os aplicativos da categoria atual e na barra esquerda atalhos para a pasta Home, Desktop, Pastas de usuários, etc…

Instalação

Obs: este tutorial leva em conta que você já tenha instalado alguma versão do Ubuntu, ou alguma outra distribuição, posteriormente e tenha algum conhecimento em Linux, sendo mais precisamente um passo a passo que um tutorial.

Você irá precisar somente de um pendrive de 1gb ou mais (vazio!) e alguns minutinhos. vamos aos passos:

  1. Entre no site do Ubuntu e baixe a imagem do Netbook Remix
  2. Se você estiver no Windows baixe o Win32 Disk Imager,se estiver no Linux baixe o usb-imagewriter
  3. Selecione o drive do pendrive
  4. Selecione o arquivo .img
  5. Clique em Write/Write to device e espere terminar
  6. Conecte o pendrive ao seu aa1, durante o boot pressione F12 e selecione a porta usb
  7. Agora em diante é exatamente como instalar o Ubuntu, os passo que eu segui foram:
    1. Na tela inicial onde aparece o logotipo pressionei F3 e escolhi o keymap Brazil
    2. Selecionei a 2ª opção, install Ubuntu
    3. A próxima tela é a da seleção da linguagem do sistema, eu sempre escolho English
    4. Agora escolha seu fuso horário, no meu caso: São Paulo
    5. Neste passo o teclado já deve estar selecionado como Brazil, caso queira fazer alguma mudança, a hora é agora
    6. Agora tenha cuidado, você irá selecionar como deseja particionar o disco, o aa1 vem com uma partição de aproximadamente 7gb de recuperação do sistema, apesar já ter um backup dela em DVD resolvi mante-la. Minhas partições ficaram da seguinte forma:
      [recuperação][50gb para o ubuntu][1gb de swap][o restante para dados]
    7. Espere o particionador gravar as informações e na próxima tela entre com seus dados e senha desejada (não vá se esquecer!)
    8. Dê mais uns clique e aguarde a instalação ser concluída! (não deve levar mais que uns 15 minutos)
  8. Retire o pendrive e reinicie o note e tchanam! Ubuntu Netbook Remix Quentinho!

Ajustes

Ok, nem tudo são rosas, para o Ubuntu rodar redondo* no seu little-acer serão necessários mais dois passos.

Note que apesar do wi-fi estar funcionando sem problemas o LED indicador não pisca, para arrumar isso basta ir em Administração->Gerenciador de Pacotes Synaptic e instalar o pacote linux-backports-modules-jaunty, e na próxima inicialização ela estará funcionando

unet_03 unet_04

E o microfone que também não estará funcionando, para arruma-lo vá em Preferências->Som e na linha que diz Captura de Som escolha HDA Intel ALC268 Analog(ALSA) e pronto!

unet_05 unet_06

* Os leitores de cartão (esquerdo e direito) e portas USB não estão hot-pluggable, ou seja, apesar de que cartões e pendrives que estiverem no leitor durante o processo de boot serem montados automaticamente e funcionarem normalmente, aqueles que são inseridos após não são reconhecidos automaticamente. Se alguém souber como arrumar isso eu agradeço!

Personalização

Bem esta etapa varia muito conforme cada um e pessoalmente acho uma das mais legais, quando você da sua cara ao sistema com programas, ícones e papéis de paredes! Um post bem bacana sobre programas multimídia que podem ser instalados é esse do site Linux para todos que fala descomo como instalar codecs proprietários até o Skype. Eu por exemplo sempre instalo de cara o plugin do flash e o java, indispensáveis.

Uma dica legal é a extensão para Firefox Hide Menubar que só mostra a barra de menu quando a tecla ALT é pressionada, aumentando assim verticalmente a área de visualização em alguns bons pixels.

Conclusão

Bom, espero que este tutorial tenha sido de alguma ajuda para os donos deste fantástico netbook o Acer Aspire One, ou até mesmo para os proprietários de outros modelos como o EEE Pc da Asus, o MSI Wind ou outros dos modelos suportados.

Agora com licença se não a patroa me espanca por não devolver o notebook dela =]

Share